Skip to main content
Search
Diarreia e gases

Title

Diarreia e gases: causas e sintomas

A diarreia é um aumento da frequência e volume de fezes líquidas, em 3 ou mais dejeções por dia, geralmente acompanhadas de urgência para evacuar, desconforto abdominal e gases.

Todos estes sintomas associados são mais intensos no início e, em mais de 90% dos casos de diarreia aguda, desaparecem no prazo de 2 a 4 dias. É por isso que, durante este curto período de tempo, o tratamento dos sintomas tende a não ser específico.

Para além de ser um sintoma de diarreia, a presença de gases no sistema digestivo é uma parte normal do processo da digestão. Além disso, se estes gases ficarem presos ou não se moverem facilmente através do sistema digestivo podem causar desconforto abdominal, inchaço, cólicas ou flatulência.

O incómodo dos próprios gases e o desconforto abdominal são sintomas comuns em episódios de diarreia ou de acumulação de gases no sistema digestivo.

O que é a diarreia?

Como visto acima, a diarreia é um aumento na frequência da evacuação, resultando em 3 ou mais dejeções por dia.

As fezes contêm os restos de alimentos ingeridos após o sistema digestivo ter digerido e absorvido os nutrientes e fluidos necessários. Quando o corpo não absorve adequadamente estes fluidos, ou quando o sistema digestivo deficiente gera mais fluidos do que o necessário, estas fezes tornam-se aquosas.

As suas causas, que são diversas, podem variar desde infeções gastrointestinais, reação a certos medicamentos ou alimentos, ou mesmo nervosismo.

Para o tratamento sintomático da diarreia aguda não específica, pode ser utilizada a loperamida. A loperamida reduz a motilidade intestinal, as secreções intestinais e eletrólitos e promove a reabsorção de água. Ao aumentar o tempo de trânsito no intestino e reduzir a perda de líquidos, a consistência das fezes melhora e reduz as fezes líquidas.

O que são os gases?

Os gases (flatulência) são o ar que se forma no intestino enquanto o corpo digere os alimentos ou quando engolimos ar ao comer e beber.

A flatulência pode deixar de ser um processo natural e fisiológico no nosso corpo quando está associada ao inchaço (distensão) e ao desconforto abdominal excessivos.

Estes desconfortos são muito provavelmente causados pela ingestão muito rápida de alimentos, pelo stress, sendo que isto pode resultar numa alteração na velocidade dos movimentos no trato intestinal. No entanto, também podem estar associados a outros processos patológicos, tais como a diarreia.

Durante um episódio de diarreia não há tempo suficiente para que os gases sejam absorvidos e estes acabam por se acumular no intestino causando distensão, cólicas e desconforto abdominal.

De facto, entre os sintomas mais frequentemente associados a episódios diarreicos estão as cólicas, inchaço e flatulência.

Algumas das opções disponíveis para aliviar estes gases são os medicamentos à base de simeticone, carvão ativado, plantas medicinais, entre outros.

  • Simeticone: um tensioactivo inerte com propriedades anti-espuma. Atua diminuindo a elasticidade das bolhas de ar cobertas de muco, promovendo a sua coalescência em bolhas maiores que são mais fáceis de quebrar e passar através do trato intestinal. Não é absorvido do trato gastrointestinal e é inteiramente eliminado nas fezes.
  • O carvão ativado também não é absorvido e passa através do trato gastrointestinal para ser eliminado nas fezes. Pode causar a coloração negra das fezes e, devido à sua acção adsorvente, interferir com a absorção de alguns nutrientes. Por este motivo, não é recomendado para uso prolongado, e a sua administração deve ser sempre espaçada com refeições e a toma de medicamentos.
  • Preparações à base de plantas medicinais tais como camomila, poejo, anis ou funcho, podem ajudar a reduzir a produção de gás.

IMODIUM® Plus 2 mg+125 mg comprimidos: associação de loperamida e simeticone

IMODIUM® Plus está indicado no tratamento sintomático da diarreia aguda, em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade, quando a diarreia está associada a desconforto abdominal causado por gases, incluindo distensão, cólicas ou flatulência.

É um medicamento não sujeito a receita médica que proporciona um alívio na diarreia aguda e desconforto abdominal graças à loperamida, que diminui a atividade do intestino aumentando o tempo do trânsito intestinal e aumenta a absorção de água e eletrólitos, sem alterar a flora fisiológica; e ao simeticone, que evita a formação de espuma, aliviando os sintomas causados por gases e associados com a diarreia.

Como tomar:

  • Adultos com mais de 18 anos de idade: tomar inicialmente dois comprimidos, seguidos de um comprimido após cada dejeção diarreica.
  • Adolescentes entre 12 e 18 anos de idade: tomar inicialmente um comprimido, seguido de um comprimido após cada dejeção diarreica.

Não devem ser tomados mais de 4 comprimidos por dia e o tratamento deve ser limitado ao máximo de 2 dias.

Na ausência de melhoria clínica em 48 horas, a administração deve ser interrompida. Os doentes devem ser aconselhados a consultar o seu médico.

Saiba mais sobre medicamentos para a diarreia