Skip to main content

Search

Search

Title

O seu 'amigo' probiótico

Os probióticos podem melhorar o seu bem-estar digestivo.

 

O que é a flora intestinal?

A flora intestinal é a barreira natural que defende o seu intestino. Localiza-se no interior do seu intestino e é importante por diversas razões.

Quando a flora intestinal é perturbada, por exemplo por uma doença, stress, antibióticos ou pela dieta, a sua composição muda, reduzindo a capacidade de absorção do intestino, o que vai originar diarreia.

A alteração da sua flora intestinal também pode aumentar a sua vulnerabilidade a bactérias patogénicas que vivem dentro do intestino e podem causar uma infeção e contribuir para a diarreia.

O que fazem os probióticos?

Frequentemente descritos como bactérias ‘boas’ ou ‘amigas’, pensa-se que os probióticos ajudam a restabelecer o equilíbrio natural das suas bactérias intestinais (parte da sua flora intestinal) quando tal é perturbado devido a doença, stress, antibióticos ou alterações na dieta.

Apresentamos algumas alegações de saúde relacionadas com probióticos:

  • Inibem as bactérias nocivas que existam no sistema digestivo
  • Melhoram a barreira protectora do intestino
  • Interagem e cooperam com o nosso sistema imunitário

Como podem os probióticos prevenir a diarreia enquanto estiver a tomar outros medicamentos?

As evidências mais fortes apoiam a alegação de que os probióticos podem reduzir as suas probabilidades de ter diarreia enquanto toma medicamentos. Os antibióticos são concebidos para eliminar as bactérias nocivas, mas, durante o processo, também podem eliminar as bactérias protetoras do seu intestino, o que pode provocar diarreia. A toma de probióticos em conjunto com os seus antibióticos pode ajudar a salvaguardar as bactérias 'amigas' no seu sistema.

Saiba mais sobre diarreia enquanto estiver a tomar outros medicamentos

Onde posso encontrar probióticos?

Os probióticos são bactérias vivas e leveduras que se encontram naturalmente no seu organismo. Também podem ser encontrados em alguns iogurtes, outros alimentos e também pode tomá-los em suplementos alimentares.

Pode encontrar probióticos em determinados iogurtes e leites – verifique se o rótulo contém a afirmação ‘culturas vivas e ativas’. Outros alimentos ricos em probióticos incluem sopa de miso, kefir, sauerkraut, alguns pickles, tempeh.

Também pode tomar probióticos como suplementos alimentares, fáceis de encontrar na maioria das farmácias, parafarmácias e lojas de produtos de saúde.

IMODIUM® Rapid dissolve-se rapidamente na sua língua, é perfeito para quando está em viagem.

Os comprimidos de IMODIUM® Plus não só páram a diarreia como também aliviam as cólicas dolorosas, a distensão abdominal e os gases.