Skip to main content
Search

Title

Cólicas, diarreia e o período menstrual

Pouco se sabe sobre a relação entre as perturbações gastrointestinais durante o período menstrual.

No entanto, existem estudos que referem que cerca de um terço das mulheres sofre de algum tipo de mudança intestinal durante a menstruação, sendo uma das mais comuns a diarreia.

A verdade é que existem outros sintomas gastrointestinais que podem ocorrer antes e durante o período menstrual, como por exemplo, as cólicas menstruais. Ainda assim, alguns sintomas podem ser geridos com medicamentos ou com determinadas ações como a prática exercício.

O que causa a diarreia durante o período menstrual?

A responsável parece ser a prostaglandina, uma hormona libertada durante o período menstrual. Esta hormona induz a contração do útero e, consequentemente, dos intestinos, o que pode causar diarreia e cólicas durante a menstruação.

O excesso de prostaglandina pode também causar outros sintomas relacionados com o período, incluindo:

  • dores de cabeça
  • náuseas
  • vómitos

Para além de causar dor e desconforto, quantidades excessivas de prostaglandina não causam riscos para a saúde.

Outras causas possíveis

Num estudo realizado concluiu-se que a ocorrência de sintomas gastrointestinais nas fases pré-menstrual e menstrual são muito comuns, e é mais provável que ocorram quando acompanhados de sintomas emocionais, como a depressão e a ansiedade.

Dicas de como aliviar os sintomas da diarreia e das cólicas durante a menstruação

Para além dos medicamentos que podem ser tomados para aliviar os sintomas menstruiais como as cólicas e a diarreia, existem hábitos que podem ser seguidos de forma a diminuir o desconforto, como:

Beber muitos líquidos: isto é importante para prevenir a desidratação.

Adotar uma dieta mais líquida ou com refeições mais pequenas: uma dieta à base de líquidos, como caldos, por exemplo, ajuda a descansar o intestino. Já refeições mais pequenas podem facilitar a digestão neste período.

Comer alimentos ricos em pectina: a pectina é uma fibra solúvel em água que pode ajudar a reduzir a diarreia. Os alimentos ricos em pectina incluem bananas e iogurte.

Comer alimentos salgados: alimentos salgados, tais como bolachas, pretzels e sopas ajudam a repor o sódio perdido. Isto ajuda o corpo a reter mais água.

Praticar exercício: o exercício físico também é uma das melhores formas de gerir cólicas e dores menstruais.

Lembre-se que existem também alimentos e bebidas que irritam o trato digestivo e podem piorar a diarreia. Entre eles está o consumo de cafeína, álcool, produtos lácteos, alimentos muito gordurosos e o hábito de fumar.

Saiba mais sobre medicamentos para tratar a diarreia

PT-IM-2300031

Controlar a sua diarreia

Pequenas alterações no estilo de vida podem acalmar o próximo episódio de diarreia.

IMODIUM® Rapid dissolve-se rapidamente na sua língua, é perfeito para quando está em viagem.

Os comprimidos de IMODIUM® Plus não só param a diarreia como também aliviam as cólicas dolorosas, a distensão abdominal e os gases.