Skip to main content

Search

Search

Title

O que é a diarreia infeciosa?

A diarreia é o principal sintoma de uma gastroenterite. Porém esta infeção que pode ter origem viral, bacteriana ou parasitária, também dá origem a naúseas, vómitos e dor abdominal.

Que outros sintomas podem ocorrer?

Outros sintomas de diarreia infeciosa podem incluir náuseas, vómitos, cefaleias e febre ligeira. Os sintomas, normalmente, passam dentro de alguns dias.

O que causa a diarreia infeciosa?

As causas mais comuns de gastroenterite são:

  • Intoxicação alimentar. Se tiver com gastroenterite, pode considerar que tal se deva a intoxicação alimentar. Deve ter sempre o cuidado para que os alimentos estejam adequadamente cozinhados e não os deixe espalhados. Lave as mãos antes de comer.
  • Diarreia do viajante. Se tiver com gastroenterite enquanto estiver no estrangeiro, pode ter a diarreia do viajante, que pode ser causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Também pode ser causada devido à ingestão de alimentos desconhecidos ou condimentados ou pela exposição a novos tipos de bactérias.
  • Norovírus. Por vezes conhecido como a doença de vómitos do inverno, o Norovírus é uma das maiores causas virais de gastroenterite e uma causa frequente de diarreia e vómitos.

Como prevenir a diarreia infeciosa

A gastroenterite pode ser altamente contagiosa. Visite a área Controlar a Sua diarreia para modos de evitar ter ou espalhar a infeção.

Saiba mais sobre IMODIUM®

IMODIUM® Rapid dissolve-se rapidamente na sua língua, é perfeito para quando está em viagem.

Os comprimidos de IMODIUM® Plus não só páram a diarreia como também aliviam as cólicas dolorosas, a distensão abdominal e os gases.